quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Ficha Técnica e "Ficha de Queixas"



Neste post tratarei sobre as informações que você mesmo poderá dar ao médico veterinário de sua confiança. Aqui você aprenderá a facilitar na hora do atendimento, afinal, você e seu pet precisam de atendimento rápido.
Essa ficha técnica será feita em duas partes: Ficha Técnica, que provavelmente o seu médico veterinário já a tenha. Se você estiver em um novo médico veterinário, você pode fazer essa ficha para ele guardar e fazer as anotações no sistema da clínica depois do atendimento ao paciente.
A outra parte eu denominei como "Ficha de Queixas" que facilitará MUITO para o médico ou auxiliar. A ficha de queixas é onde você anotará as queixas principais do seu pet e o estado em que ele se encontra. É MUITO importante essas anotações, evite errar nelas.

É importante dizer também que normalmente chegamos na clínica e damos muitas informações ao médico veterinário, oque demora no atendimento do paciente (seu pet). Com essa ficha, você falará ao médico apenas a Queixa Principal "Eu está assim e assim, mas não sei o que pode ser", mas na ficha as informações necessárias que normalmente esquecemos de dar ou não sabemos dar, estarão anotadas. Vamos supor que você demora cinco minutos só enquanto conversa com o médico. Com essa ficha pronta você demorará um minuto só para dizer a queixa principal.

Vamos lá:

Ficha Técnica:


1.       Nome
2.       Idade
3.       Raça
4.       Espécie
5.       Nome do proprietário

Até aqui estamos fazendo uma ficha que provavelmente o seu veterinário já tenha. Se caso você esteja indo pela primeira vez para a clínica, estas anotações seriam essenciais para o médico veterinário e/ou o seu auxiliar.
Por que?
Todo médico veterinário precisa ter em sua clínica uma ficha de seu paciente, porém, sempre que chegamos em uma clínica nós vemos que a ficha é feita na hora enquanto o médico atende o paciente. Se você deixar essa ficha já preparada, facilitará muito o trabalho de quem a precisa colocar no sistema da clínica.
Vamos continuar agora com:

Essa parte é a parte em que o médico ou o auxiliar dele fará a Anamnese, que seria as anotações de cada pergunta que ele fizer ao proprietário, como por exemplo a queixa principal: “Meu animal não está comendo direito e as fezes estão um pouco mole”. Entre outros.
Esta parte ajudará muito o médico veterinário, pois irá agilizar a consulta e ajudará a encontrar rapidamente um diagnóstico. Vamos lá:

Ficha de Queixas (Não é necessário anotar "ficha de queixas")

1.       Alimentação: Anote aqui se ele está comendo “pouco” “normal” ou “muito”
2.       Água: Anote aqui se ele está bebendo “pouco” “normal” ou “muito”
3.       Excreção: Anote aqui como estão as fezes. Se estiverem normais você pode anotar “Normal” ou se estiver mole “Diarreia”.
4.       Urina: Anote aqui como está a urina do seu pet. Se estiver normal basta anotar “normal”.
5.       Oque come: Anote o que ele come. Exemplo “Ração, arroz com frango e carne”. No meu caso eu poderia anotar “Arroz com carne moída ou frango. Sem tempero! ”
Ou como uma paciente me disse “Pão, mortadela, petisco canino e fígado”. Lembrando que não se deve dar pão ou mortadela! Isso é apenas um exemplo!
6.       Vacinas: Marque aqui as vacinas de seu cão. Se não souber, consulte a carteirinha de vacinação do seu pet. Se não souber quais vacinas anote “não sei”.
7.       Tomando medicações: Não ou Sim. Se sim, anote quais, quando começou a tomar e quando deve parar.
8.       Castração: Sim ou Não
9.       Ração: Anote a marca da ração. É importante anotar porque algumas rações tem grande chance de prejudicar a saúde do seu bicho, como explicado em outros posts.
10.     Pelagem: Anote como está a pelagem dele. Se estiver normal anote apenas “normal”. Vamos supor que tenha coceira; então anote “coceira”.
11.    Queixa principal: Anote aqui tudo o que você falaria para o médico veterinário, mas faça um grande resumo. O meu cachorro não está conseguindo andar direito, então para o meu médico veterinário eu anotei o seguinte: “Postura e locomoção com dificuldade. Reclama de dores quando tento mexer ele deitado. Andando ele manca bastante pela área da Vértebra Lombar. ”. O resto você vai falar diretamente com o doutor.
12.      Nível de consciência: Anote aqui o nível de consciência do seu pet. Quase em todas as vezes ele estará normal, então basta anotar “normal”. Se não, você pode anotar como você percebe a consciência dele.
13.       Postura e locomoção: Anote normal, se estiver normal, ou como eu disse acima no exemplo “Dificuldade na postura e locomoção”.
A postura é quando ele senta, deita, levanta e anda. E a locomoção, como o nome propriamente dito, é como ele se locomove.
14.       Condição física: Anote se ele tem alguma anomalia, ferimento ou gênero.
15.      Score corporal:  Anote: “Caquético” “Magro” “Normal” “Gordo” ou “Obeso”. Nota: Fique de olho para a postagem “Score Corporal” que lançarei em breve. Nela você aprenderá o que é o Score Corporal e como saber a condição do animal.


Daqui em diante é com o auxiliar ou com o médico. A partir deste momento serão feitos os exames das mucosas que somente o auxiliar ou médico formado poderão fazer. Ensinarei sobre esta parte futuramente. Fiquem de olho no Facebook e no nosso blog!

Espero que essas informações tenham sido úteis para você. Desculpem por qualquer erro de escrita ou por alguma falta de informação. Se você achar que uma informação não dada seja necessária, ou se tiver dicas e críticas, envie-me para o e-mail: viniciusrobertonm@gmail.com

Forte abraço e muito obrigado! Até a próxima!











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.