sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Roedores

Os roedores constituem a mais numerosa ordem de mamíferos com placenta contendo mais de 2000 espécies, o que corresponde a cerca de 40% das espécies da classe dos mamíferos. A maior parte são de pequenas proporções, o camundongo-pigmeu Africano tem cerca de 6 cm de comprimento e pesa 7g. Por outro lado, o maior deles, a capivara, pode pesar até 80 kg. Acredita-se que o extinto Phoberomys pattersoni teria pesado 700 kg. Roedores são encontrados em grande número em todos os continentes, exceto a Antártida, na maioria das ilhas e em todos os habitats, com exceção dos oceanos. Juntamente com os morcegos, foram os únicos mamíferos placentários a colonizar a Austrália independentemente da introdução humana.

Ecologicamente são muito diversos. Algumas espécies passam a vida inteira no dossel florestal, outras raramente deixam o chão. Algumas espécies apresentam um hábito marcadamente aquático, enquanto outras são altamente especializadas para o ambiente desértico. Muitas são em certa medida onívoras, assim como outras têm uma dieta bem específica, comendo, por exemplo, algumas espécies de fungos ou invertebrados.

No entanto, todos compartilham uma característica: uma dentição altamente especializada para roer. Todos os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior e inferior, seguidos por um espaço, o diastema, e por um ou mais molares e pré-molares. Nenhum roedor possui mais de quatro incisivos e nenhum roedor possui caninos. Seus incisivos não têm raiz e crescem continuamente. As superfícies anterior e laterais são cobertas de esmalte, enquanto a posterior tem a dentina exposta. No ato de roer, os incisivos se atritam, desgastando a dentina, o que mantém os dentes bastante afiados. Esse sistema de "afiamento" é muito eficiente e é uma das chaves do enorme sucesso dos roedores.


¹Dentição dos roedores

Roedores são importantes em muitos ecossistemas porque se reproduzem rapidamente, servindo de alimento para predadores, são dispersores de sementes e vetores de doenças. Humanos usam roedores para testes laboratoriais, na alimentação e para obtenção de sua pele.

Pesquisas recentes sugerem que os roedores podem ser biologicamente polifiléticos, ou seja, teriam evoluídos mais de uma vez, neste caso, este grupo teria que ser redividido.

Grupos comumente confundidos com roedores e erroneamente inclusos entre eles: Chiroptera (morcegos), Insectivora (ouriços, toupeiras), Lagomorpha (coelhos, lebres), Scandentia (tupaias) e Carnivora (Visons).

Doenças

São raros os casos em que roedores de estimação transmitem doenças. Para evitar o risco, por mais pequeno que seja, procure sempre comprar seu pet roedor em lojas especializadas e certifique-se de que os cuidados necessários foram tomados. E é claro que você NUNCA deve pegar um roedor da natureza para colocar em gaiola. Normalmente roedores que vendem em lojas são previamente cuidados e estudados para evitar que transmita doenças para os clientes que os comprarem.
De qualquer maneira, através de pesquisas que a Mundologia fez antes de postar este tópico, podemos assegurar que hamsters, chinchilas e outros roedores, assim como o Twister, não transmitem doenças. Somente transmitem se tiverem contato com outros roedores portadores da doença. Se houver contato com a doença, o mais sensato a se fazer é leva-lo para um médico veterinário para tomar as providencias corretas, tais como a eutanásia. No caso da eutanásia, somente o médico veterinário especializado poderá ter a conclusão da necessidade.

Quero lembra-los também, que nem todo médico veterinário saberá cuidar do seu roedor, pois é necessário ter a especialização dentro da área. Mas é sempre bom leva-lo ao médico veterinário em caso de suspeitas de doenças. 

(...)", todos compartilham uma característica: uma dentição altamente especializada para roer. Todos os roedores possuem um par de incisivos na arcada dentária superior e inferior, seguidos por um espaço, o diastema, e por um ou mais molares e pré-molares. Nenhum roedor possui mais de quatro incisivos e nenhum roedor possui caninos. Seus incisivos não têm raiz e crescem continuamente." (...)


¹ Dentição dos roedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.