quarta-feira, 13 de maio de 2015

A HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA

A HISTÓRIA DA MEDICINA VETERINÁRIA





Em 1761, Claude Bourgelat, um dos melhores cavaleiros da Europa, dirigia, há vinte anos, a Academia do Rei, estabelecida em Lyon, França. Disciplinas como a equitação, as armas, a música e a matemática eram ensinadas. Mas o seu interesse pela anatomia e pela patologia equina, levou Bourgelat a refletir sobre as bases de um ensino veterinário, capaz de preservar e melhorar a espécie equina, e proteger o gado das epidemias que os dizimavam. Conseguiu convencer Bertin, controlador geral das finanças, a atribuir-lhe um subsídio para criar o primeiro estabelecimento veterinário em Lyon. Assim a Escola da Guillotiére foi fundada em 1762.
O ensino privilegiava a reflexão e a observação, a habilidade manual e a memória visual, ao contrário do ensino universitário da época.
Sendo Claude um cavaleiro, ele era o que cavalgava melhor entre os outros e seu amor por equinos o fez fundar escola. Passou então citar os trabalhos do Médico-Veterinário Henry Bouley e de Pasteur sobre a vacinação contra o carbúnculo; de Camille Guérin e o médico Albert Calmette, que desenvolveram a B.C.G. contra tuberculose, e de Auguste Ramon, que descobriu as anatoxinas antitetânicas e antidiféricas.As colaborações entre Médicos-Veterinários permitiram vencer numerosas doenças. Colaborações tais como citei.

Atualmente a Medicina Veterinária se beneficia das melhores técnicas médicas e cirúrgicas. Ecografia e endoscopia fazem parte da prática cotidiana e, por vezes, os animais até se beneficiam da ressonância magnética. As investigações atuais tendem a melhorar os cuidados dados aos animais e contribuem, assim, para o progresso da Medicina Humana.
Hoje em dia temos clínicas veterinárias, hospitais veterinários, oftalmologista, acupuntura, odontologia, esteticista, obstetras, pediatras, patologistas clínicos, ortopedistas e nutricionistas, dentre outros.
Devido a tantas áreas e a tanta demandas de veterinários em todo o mundo, o trabalho do auxiliar de veterinária é FUNDAMENTAL para manter sempre o padrão de qualidade e de funcionalidade de hospitais, clínicas, zoológicos e pet shops.

"O auxiliar de veterinária é o anjo guardião do médico veterinário" -Dra. Adriana.



Claude Bourgelat

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.