O Maine Coon é um gato nativo da América do Norte, mais especificamente na costa leste do Canadá, e se espalhou por toda a região. Seu nome é uma referência ao estado do Maine, nos Estados Unidos, pois, foi lá que foi conhecida como raça antes de estar presente por todo o país.
É também conhecido como American Longhair, devido ao comprimento de seu pelo, e é a mais antiga raça de gato de pelo longo nativo da América do Norte, além de ser a maior de todas as raças de gato em comprimento.
Esse gatão é docil e extremamente amável, por isso recebeu o apelido de “gigante gentil”, e é tão querido que tem até um dia no calendário em sua homenagem, dia 8 de maio.
Principais características do Maine Coon
- Coloração: todas as cores, com exceção de chocolate, lavanda, pontilhado e o padrão siamês.
- Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.
- Olhos: grandes e expressivos. A cor dos olhos variam de verde ou dourada.
- Nível de energia: médio.
- Pelagem: bem longa, macia e densa, resistente a agua.
- Qualidades principais: é gentil, carinhoso, ótimo com crianças e outros pets.
- Tamanho/Peso: os machos pesam de 6 a 11 kg e as fêmeas pesam de 4.5 a 6,8 kg. A altura de adultos varia entre 25 e 41 cm e pode atingir um comprimento de até 100 cm.
Curiosidades:
É a maior raça de gatos domésticos.
Maine Coon se adaptou bem ao clima do Brasil.
PROBLEMAS DE SAÚDE MAIS COMUNS DO MAINE COON
Cardiomiopatia hipertríofica felina (CMH) - a doençã cardíaca mais comum observada em gatos, seja de raça pura ou não. Em Maine Coon. é genética.
Atrofia muscular espinhal (AME) - outra doença herdada geneticamente, que causa a perda dos neurônios da medula espinhal, que são responsáveis pelo ativamento dos músculos esqueléticos do tronco e membros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.